Aula ministrada no Congresso Brasileiro de Urologia (#CBU2021) onde discutimos o porquê de, mesmo com os avanços tecnológicos que trouxeram grande confiabilidade para os implantes penianos infláveis, eles seguirem sendo um tratamento a ser tentado após falha ou não adaptação das terapias primárias (medicação oral) e secundária (injeções penianas).
Sinceramente, essa postura não é um consenso na atualidade, com alguns urologistas discutindo todos os tratamentos já desde o início, conforme o último guideline da sociedade americana propõe.
Explico no entanto que, pelo implante peniano ser o único tratamento irreversível, a certeza de que nada mais deixará o paciente satisfeito com sua vida sexual é sim desejável. Este segue sendo o meu entendimento, bem como de diversos outros colegas desta área.
Mas precisamos deixar sim muito claro que as próteses infláveis são um EXCELENTE tratamento, com satisfação de acima de 95% para os pacientes e suas parcerias em estudos mais recentes. E se sua irreversibilidade pode assustar, o fato de ser um tratamento definitivo é algo muito positivo e evita o uso de medicações sempre que esse homem for ter relação.
Por fim, embora a prótese inflável seja associada a uma maior satisfação de maneira geral, a prótese maleável pode ser uma melhor escolha em alguns casos uma vez que não exige destreza e força manual para sua utilização.
Procure um especialista da sua confiança!
Graduado em Medicina, Cirurgia Geral e Urologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Fellowship em Medicina Sexual pelo Memorial Sloan Kettering Câncer Center - (MSKCC - Nova York - EUA)
Estágio externo na Havard Medical School (Boston - EUA)
Estágio externo na Keck Medical School (Los Angeles - EUA)
Fale Conosco
Envie-nos uma mensagem, entraremos em contato o quanto antes.
Estamos disponivel por telefone: