A ejaculação retardada é uma disfunção sexual pouco discutida e rara. Há uma impressionante falta de informação e os pacientes com este problema custam a encontrar um Urologista que consiga investiga-los e trata-los de maneira adequada.
O diagnóstico de ejaculação retardada, segundo a Sociedade Americana (SMSNA), é feito quando existe uma dificuldade de atingir o orgasmo há pelo menos 6 meses e em mais de 75% das relações, gerando incomodo.
Não existe um tempo definido como limite, mas a maioria dos especialistas concordam que uma latência maior que 20 minutos pode gerar desconforto eventualmente.
Alguns comentam: “Ah Doutor… eu aguento 40 minutos e minha esposa adora!”
Ótimo! Como ficou claro, tem de haver incômodo associado para ser considerada um problema e ser feito o diagnóstico. Tudo em medicina sexual precisa ser individualizado. Mesmo assim, se diante de um paciente com um problema como esse, precisamos ter em mente as principais causas: medicamentosa, perda de sensibilidade peniana, distúrbios hormonais, psicogênica e disfunções masturbatórias. Considerando essas possíveis causas a investigação fica bem mais objetiva e diminuem-se as chances do paciente ouvir o que sei que muitos escutam: “A sr. Fulano, isto não tem tratamento… é muito difícil… sua esposa deveria estar grata, isso sim…”.
O tratamento da ejaculação retardada depende diretamente da causa do problema e vai desde reposição hormonal até o uso de vibradores na relação sexual para aumentar o estímulo peniano.
Se você estiver apresentando dificuldade para atingir o orgasmo com frequência procure a ajuda de um especialista.
Graduado em Medicina, Cirurgia Geral e Urologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Fellowship em Medicina Sexual pelo Memorial Sloan Kettering Câncer Center - (MSKCC - Nova York - EUA)
Estágio externo na Havard Medical School (Boston - EUA)
Estágio externo na Keck Medical School (Los Angeles - EUA)
Fale Conosco
Envie-nos uma mensagem, entraremos em contato o quanto antes.
Estamos disponivel por telefone: